Projeto Ipa’wã (Copaíba): Etnomapeamento de áreas de copaibais na TI Xipaya (Aldeias Tukamã, Tukayá e Kaarimã) como estratégia de fortalecimento da gestão territorial e ambiental

Inventário de árvores de Copaíba - TI Xipaya.

A palavra “Ipa’wã” tem origem na língua Xipái e significa “Árvore de Copaíba”, espécie florestal fornecedora de óleo com diversas propriedades medicinais, como anti-inflamatória, cicatrizante, analgésica e expectorante, de grande importância socioeconômica e cultural para povos e comunidades tradicionais da Amazônia. O Projeto Ipa’wã foi concebido para fortalecer o uso sustentável de produtos da sociobiodiversidade no Território Indígena Xipaya (TI Xipaya), contribuir para a estruturação da cadeia produtiva da copaíba, conciliando saberes e práticas tradicionais com agregação de valor aos produtos da floresta. Aliado a isso, o projeto visa contribuir para o fortalecimento da Gestão Territorial e Ambiental, pela ampliação da área de efetivo uso da floresta, uma vez que as áreas de copaibais ocorrem nas proximidades dos limites da TI Xipaya. Portanto, regiões da floresta não (ou pouco) percorridas pelos indígenas, passarão a ser mais frequentemente visitadas, conciliando o monitoramento territorial com a extração sustentável de produtos da sociobiodiversidade. O projeto beneficiará diretamente 14 famílias da Aldeia Tukamã, 3 famílias na Aldeia Kaarimã e 19 famílias da Aldeia Tukayá totalizando aproximadamente 141 indígenas, que estão dentro da Terra Indígena Xipaya.

O Projeto “Ipa’wã” teve início no mês de janeiro de 2023. A primeira etapa do Projeto “Ipa’wã” foi a limpeza de dois igarapés, conhecidos como Cupinaré e Jaboti, realizada por 10 indígenas, no período de 22/01/2023 a 08/02/2023. A limpeza consistiu na retirada de matéria orgânica acumulada (galhos, árvores, raízes, entre outros) às margens e leito dos igarapés no percurso até à região de ocorrência de árvores de copaíba. Portanto, o objetivo da limpeza dos igarapés foi garantir o acesso, por meio de embarcações pequenas (canoas e rabetas), até a área de ocorrência dos copaibais nativos.

A limpeza dos igarapés (Cupinaré e Jaboti) viabilizou a execução da segunda etapa do Projeto “Ipa’wã”, realizada no período de 05/05/2023 a 20/05/2023, com participação de 20 pessoas, dentre representantes das comunidades indígenas, coordenadores, empresa contratada e parceiros. Esta etapa consistiu na realização do mapeamento por inventário florestal de árvores de copaíbas e o microzoneamento de áreas de interesse para exploração do seu óleo. Portanto, foram discriminadas as áreas de preservação permanente (e outras áreas protegidas), áreas de difícil acesso (ou inacessíveis), áreas sem potencial, áreas de efetivo manejo da copaíba e sua abundância e distribuição espacial. Além disso, durante esta etapa foi realizada uma oficina de etnomapeamento (mapeamento participativo) com participação dos indígenas, como estratégia de gestão territorial e ambiental para a TI Xipaya.

No período de 01/06/2024 a 07/06/2024, foi realizado último encontro do Projeto Ipa’wã. Na ocasião, foram apresentados e entregues alguns dos produtos do projeto, como: i) Mapas de localização e distribuição espacial das árvores de copaíbas, com o quantitativo de árvores e área total inventariada; ii) cartilha do projeto, com descrição das atividades realizadas e perspectivas futuras; e iii) Apresentação do site da AIPHX, como estratégia de fortalecimento institucional.

Proponente: Associação Indígena Pyjahyry Xipaia – AIPHX (Presidente: Kwazady Xipaia Mendes)
Financiador: Fundo Brasileiro Para a Biodiversidade (FUNBIO)
Período de Execução: Janeiro/2023 a Julho/2024
Coordenador: Joielan Xipaia dos Santos (Engenheira Florestal)
Assessor Técnico: Luana Linhares Negreiro (Engenheira Florestal)

Parceiro

logo-ufpa
Instituição Parceira: Universidade Federal do Pará (Laboratório de Manejo Florestal, Tecnologias e Comunidades Amazônicas)
Responsável: Prof. Deivison Venicio Souza
Compartilhe este Projeto: